CURSO ONLINE: O som e a palavra nas artes visuais

Atualizado: Set 9


Detalhe da obra Monotipias (Monotypes), Mira Schendel, 1964


Coordenação: Guilherme Gutman

Ementa do curso

Este curso é composto de 4 aulas, de uma exposição virtual e de 3 filmes, sendo um deles, exatamente, uma “curadoria- filme” da exposição em questão. Estes três elementos: aulas, exposição e filmes articulam-se para a apresentação e aprofundamento de nosso tema principal.


No tempo em que vivemos, é provável que boa parte das exposições em artes visuais prossigam sendo também concebidas como “virtuais”; este pensamento desaguou em uma investigação das possibilidades de criação de um filme de curador.


Imaginemos uma filmagem qualquer: em uma sala, os trabalhos de alguns artistas, dispostos em paredes, suportes ou chão, tal qual estariam em uma exposição presencial. O filme consistiria na câmera passeando pelos trabalhos, como uma espécie de olho mágico do visitante. Sem deixar de ser também uma filmagem na qual são feitas escolhas de trabalhos e de takes, torna-se algo pouco interessante dado o seu caráter apenas documental. Acontece que um registro-filme documental também pode ganhar uma beleza própria, por exemplo quando os documentos se embaralham em imagens, linguagem e sons articulados de uma certa forma.


Indo direto ao ponto, em uma exposição virtual, nos parece uma ação interessante a criação de um filme; ou melhor, sob a forma de um filme de curador, deve-se tatear e procurar um outro modo de falar sobre a exposição. Esta ideia não serve apenas como algo em substituição temporária às formas mais habituais de curadoria, mas um outro modo de realizá-la. Certamente cabem em uma curadoria muitas ideias e formas de realização, mas modos curatoriais menos convencionais podem deixar que reapareçam de uma zona sombreada, restos de imagens e de pensamentos que contêm potências específicas.


Os alunos estão convidados – não é uma atividade obrigatória – a produzirem um vídeo - comentário, com impressões particulares em imagem e som, sobre a exposição. Cada “vídeo – comentário” será comentado em texto individual dirigido ao autor.

Descrição das aulas

Curso semanal, em 4 encontros virtuais via plataforma Zoom, às quintas, das 19 às 21h, em 24 de setembro e 01, 08 e 15 de outubro.

1. A presença da palavra nas artes visuais (24/09)

Antecedentes históricos.

A palavra provoca comoção.

Alguns trabalhos.


2. Burburinho 2, Luiz d'Orey (01/10)

Exibição do filme.

Comentário.

Conversa com o artista.


3. Time – Color, com Gustavo Speridião (08/10)

Exibição do filme.

Comentário.

Conversa com o artista.


4. Curadoria – Filme (15/10)

Exibição do filme.

Comentário e conversa.

Bibliografia

BUTOR: Butor, Michel. Les mots dans la peinture, Champs arts, 2019.

Freud, S. “O caso Schereber” e outros textos (1911), São Paulo, Companhia, 2010.

Lacan, J. Escritos, Rio de Janeiro, Zahar, 1998.

Inscrições e investimento

Investimento integral: R$ 300


Estudantes possuem desconto de 50% no valor total do curso.

Informações e inscrições pelo e-mail: : lucas@galeriaaymore.com

Sobre o professor

Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor do departamento de psicologia da PUC-Rio, crítico de arte e curador independente.

 Villa Aymoré - Ladeira da Glória, 26 - RJ 
terça - sábado | 13h - 18h 
galeriaaymore@gmail.com
Apoio:
landmark.png
Parceiros:

A Galeria Aymoré busca adaptar à soluções de exposição que não impactem o meio ambiente. Não produzimos material de distribuição e nosso design utiliza apenas papel reciclável.

Sugestões de como diminuir impacto ambiental são bem vindas.

Todos os cursos e produtos vendidos neste site são de responsabilidade da empresa Gabriela P Q Davies Exposições de arte, CNPJ 32.204.342/0001-10, Ladeira da Glória, 26.

Tempo de entrega variável.

  • Landmark
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon