
Detalhe da obra Monotipias (Monotypes), Mira Schendel, 1964
Coordenação: Guilherme Gutman
Ementa do curso
Este curso é composto de 4 aulas, de uma exposição virtual e de 3 filmes, sendo um deles, exatamente, uma “curadoria- filme” da exposição em questão. Estes três elementos: aulas, exposição e filmes articulam-se para a apresentação e aprofundamento de nosso tema principal.
No tempo em que vivemos, é provável que boa parte das exposições em artes visuais prossigam sendo também concebidas como “virtuais”; este pensamento desaguou em uma investigação das possibilidades de criação de um filme de curador.
Imaginemos uma filmagem qualquer: em uma sala, os trabalhos de alguns artistas, dispostos em paredes, suportes ou chão, tal qual estariam em uma exposição presencial. O filme consistiria na câmera passeando pelos trabalhos, como uma espécie de olho mágico do visitante. Sem deixar de ser também uma filmagem na qual são feitas escolhas de trabalhos e de takes, torna-se algo pouco interessante dado o seu caráter apenas documental. Acontece que um registro-filme documental também pode ganhar uma beleza própria, por exemplo quando os documentos se embaralham em imagens, linguagem e sons articulados de uma certa forma.
Indo direto ao ponto, em uma exposição virtual, nos parece uma ação interessante a criação de um filme; ou melhor, sob a forma de um filme de curador, deve-se tatear e procurar um outro modo de falar sobre a exposição. Esta ideia não serve apenas como algo em substituição temporária às formas mais habituais de curadoria, mas um outro modo de realizá-la. Certamente cabem em uma curadoria muitas ideias e formas de realização, mas modos curatoriais menos convencionais podem deixar que reapareçam de uma zona sombreada, restos de imagens e de pensamentos que contêm potências específicas.
Os alunos estão convidados – não é uma atividade obrigatória – a produzirem um vídeo - comentário, com impressões particulares em imagem e som, sobre a exposição. Cada “vídeo – comentário” será comentado em texto individual dirigido ao autor.
Descrição das aulas
Curso semanal, em 4 encontros virtuais via plataforma Zoom, às quintas, das 19 às 21h, em 24 de setembro e 01, 08 e 15 de outubro.
1. A presença da palavra nas artes visuais (24/09)
Antecedentes históricos.
A palavra provoca comoção.
Alguns trabalhos.
2. Burburinho 2, Luiz d'Orey (01/10)
Exibição do filme.
Comentário.
Conversa com o artista.
3. Time – Color, com Gustavo Speridião (08/10)
Exibição do filme.
Comentário.
Conversa com o artista.
4. Curadoria – Filme (15/10)
Exibição do filme.
Comentário e conversa.
Bibliografia
BUTOR: Butor, Michel. Les mots dans la peinture, Champs arts, 2019.
Freud, S. “O caso Schereber” e outros textos (1911), São Paulo, Companhia, 2010.
Lacan, J. Escritos, Rio de Janeiro, Zahar, 1998.
Inscrições e investimento
Investimento integral: R$ 300
Estudantes possuem desconto de 50% no valor total do curso.
Informações e inscrições pelo e-mail: : lucas@galeriaaymore.com
Sobre o professor
Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor do departamento de psicologia da PUC-Rio, crítico de arte e curador independente.