Julho - Grupo de estudos Aymoré/Escola Sem Sítio

Atualizado: 9 de Jul de 2020



Em parceria com a Escola Sem Sítio, inauguramos em abril nosso grupo de estudos, que contou com 4 encontros. Nele, debatemos escritos de autores como Alain Badiou, Ailton Krenak, Bifo Berardi, Slavoj Žižek e outros. Seguimos em maio e em junho, com autores como Byung-Chul Han, Gayatri Spivak e Marcia Schuback. Ampliando o diálogo entre autores, seguimos nosso cronograma no mês de junho, onde um professor ou pesquisador irá ministrar um encontro a cada semana voltado a análise de um texto. Desejamos, assim, reunir um grupo multidisciplinar que torne a produção de conhecimento rica e acessível, mesmo em tempos de recessão. Os encontros ocorrerão todas as terças-feiras, às 19h, na plataforma Zoom. Para assistir os encontros anteriores, clique aqui.


Programação

07/07, às 19h - Ministrado por Bia Petrus

Arte socialmente implicada, com artigos de autoria própria, Suely Rolnik e Brian Holmes


14/07, às 19h - Ministrado por Aldones Nino

Artigo Pensamento sobre práticas curatoriais no giro decolonial, de Ivan Muñiz Reed


21/07, às 19h - Ministrado por Ricardo Basbaum

Artigo Em torno do 'vírus de grupo', de autoria própria


28/07, às 19h - Ministrado por João Paulo Quintella

Artigo Em queda livre: uma (experiência-pensamento) sobre perspectiva vertical, de Hito Steyerl


Para entrar no grupo de estudos

– Os interessados que desejarem participar do grupo deverão acessar o seguinte link: Grupo 1: https://chat.whatsapp.com/KCNBm8hkybY9lce3XJALc2 (LOTADO)

Grupo 2: https://chat.whatsapp.com/HYzCPmf3rrP2PnYcbjrCIM

– No grupo serão divulgados os convites para a videochamada por um link, próximo ao horário do início de cada encontro. O grupo deve ser utilizado estritamente para isso. – Acesse o link que será enviado por Whatsapp. – Caso seja a sua primeira vez usando a plataforma (gratuita), instale o aplicativo ZOOM no seu computador ou celular e faça o cadastro solicitado. Use seu nome completo para facilitar a identificação, não use apelidos. Pedimos que o microfone de todos os participantes fiquem no modo mudo e só sejam ativados quando for desejado falar. – Verifique os controles do microfone e da câmera. E, mais uma vez, lembrem-se de manter seus microfones no modo enquanto não estiver falando. – Quando quiser falar, é possível adicionar um botão com uma "mãozinha" que sinaliza ao grupo a sua intenção. Para usar a "mãozinha", clique na aba "Participants" na barra inferior da tela, depois clique em "Raise Hand".


Textos

Todos os textos debatidos em nossos encontros estarão disponíveis na seguinte pasta do google drive: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1AsQYAmnD7G-vpV2GLzeM1jgsfhAtLpw6



Atenção

Baseado no número de ingressantes neste grupo, nossa videochamada pode atingir o quórum máximo de participantes. Por isso, transmitiremos a fala do professor convidado em nossa página do Facebook para aqueles que não conseguirem entrar no grupo. Por lá, será possível contribuir com comentários e dúvidas acerca do texto na caixa de mensagem.