CURSO ONLINE: Cinema e Arte contemporânea

Atualizado: Set 11


Foto: Nam June Paik e sua obra Tv Buddha, videoinstalação, 1974


Coordenação: Caio Neves

Ementa do curso

O curso tem como objetivo apresentar algumas das possíveis interlocuções entre o cinema, a fotografia e a arte contemporânea. Assim, apresentaremos uma série de artistas que trabalham na interface entre essas linguagens artísticas. Ao mesmo tempo, iremos observar como a imagem em movimento pode ser trabalhada dentro do contexto da arte contemporânea.


A partir de debates, vídeos e trechos audiovisuais, apresentaremos diversos aspectos das possíveis interfaces entre o cinema e a arte contemporânea. Assim, abordaremos diversas maneiras formais e conceituais de se pensar e produzir imagens em movimento dentro do contexto da arte contemporânea.


Ao mesmo tempo, apresentaremos filmes e trabalhos de diversos cineastas/artistas, como Tony Oursler, William Kentridge, Sophie Calle, Gabriel Mascaro, David Shrigley, Agnès Varda, Miranda July, Zbigniew Rybczyński e muitos outros e outras

Dinâmica e bibliografia

Curso semanal, em 5 encontros virtuais via plataforma Zoom, às segundas, das 18 às 20h, do dia 19 de outubro ao dia 23 de novembro.


1. Marcel Duchamp: a vanguarda de um homem só (19/10)


2. Um urinol, uma bomba: a arte depois de Marcel Duchamp (26/10)


3. As vanguardas no cinema e as vanguardas do cinema: aspectos do cinema moderno e contemporâneo (9/11)


4. Cinemas estranhos: experimentos e possibilidades entre cinema e arte (16/11)


5. Fotografar e não ser fotógrafo: quando artistas fotografam (23/11)


Inscrições e investimento

Investimento integral: R$ 250

Aula avulsa: R$ 80


Estudantes possuem desconto de 50% no valor total do curso.

Informações e inscrições pelo e-mail: : lucas@galeriaaymore.com

Sobre o professor

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual. Coordena a área de cinema do Centro Cultural da UERJ, onde ministra cursos, organiza cineclubes e outras atividades ligadas ao audiovisual. Também atua como assistente de curadoria em exposições de arte, tendo trabalhado em exposições no RJ e em SP. Se interessa pelas interfaces entre cinema e arte contemporânea.

 Villa Aymoré - Ladeira da Glória, 26 - RJ 
terça - sábado | 13h - 18h 
galeriaaymore@gmail.com
Apoio:
landmark.png
Parceiros:

A Galeria Aymoré busca adaptar à soluções de exposição que não impactem o meio ambiente. Não produzimos material de distribuição e nosso design utiliza apenas papel reciclável.

Sugestões de como diminuir impacto ambiental são bem vindas.

Todos os cursos e produtos vendidos neste site são de responsabilidade da empresa Gabriela P Q Davies Exposições de arte, CNPJ 32.204.342/0001-10, Ladeira da Glória, 26.

Tempo de entrega variável.

  • Landmark
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon