IMAGENS A ESMO

Curadoria de Analu Cunha

Angelica Faria

Claudia Tavares

Isabella e Felipe

Julia Machado

Manu Campos

Mayara Velozo

SEMA

Victoria Zanardi

+ Grupo A Perplexa

Alexandre Brasil

 Ana Alvarenga

Carlos Fernando Macedo

 Gilda Lima

Martha Niklaus

[o vírus é uma imagem]

Houve um tempo em que tudo o que fazíamos e pensávamos tinha uma coisa palpável no meio: animal, vegetal ou mineral. Hoje, embrenhados nos riscos invisíveis que nos trouxeram ao atual estado de coisas, nos espaços ‘entre’, com os quais as conexões são feitas, reinam visibilidades sem certezas nem fundamentos, ao acaso, à toa, sem rumo: a esmo. Imagens de todas as espécies mediam pensamentos, memórias, histórias e afetos. 

A exposição reúne dois grupos de acompanhamento de projetos em videoarte e cinema experimental, ambos ligados ao projeto de extensão A imagem fora [PR3/UERJ]. O grupo que dá nome à mostra, Imagens a esmo (as/os talentosíssimas/os Angelica Faria, Claudia Tavares, Isabella e Felipe, Júlia Machado, Manu Campos, Mayara Velozo, SEMA e Victoria Zanardi), se organizou em torno de 12 encontros no segundo semestre de 2020 e contou com a brilhante e amorosa participação das/dos artistas João Modé, Kátia Maciel e Anna Costa e Silva, que apresentaram seus trabalhos e projetos em videoarte. O outro grupo, A perplexa (Alexandre Brasil, Ana Alvarenga, Carlos Fernando Macedo, Gilda Lima e Martha Niklaus), atua desde os tempos presenciais. É formado por artistas [e amigas e amigos queridas/os] que se encontraram em cursos que ofereci na EAV/Parque Lage nos últimos anos.¹

Às ameaças que vagam por aí, havemos de responder como essas e esses artistas, que produzem e refletem sobre visibilidades e, por extensão, sobre as invisibilidades incontornáveis que nos cercam. 

¹ A perplexa foi o título da exposição que fizemos na Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos em 2018/2019, organizada por Isis Mendes Távora, uma das integrantes da mostra. Cecilia Sarquis, Gabriel Fampa, Gabriel Massan, Joel Benon e Luis Moquenco também participaram.

organização

logoaymore.png
imagem%20fora-%20quadrado-preto-opac_edi
aperplexa-02.png
pr3.png
art2.png
48291887851_e961051a6d_o.png