Prêmio PIPA 2019: edição dos finalistas

Esta 10ª edição do Prêmio PIPA além do marco simbólico de uma década de existência, traz novidades relevantes para o seu futuro. A primeira delas foi a mudança de espaço expositivo. Saímos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que nestes primeiros 10 anos foi um parceiro da maior importância, para ocuparmos agora a Vila Aymoré.

Em segundo lugar, mudamos o formato de premiação. Agora os 4 artistas finalistas recebem o mesmo valor de 30 mil reais e depois um dos artistas receberá mais 30 mil para desenvolvimento de um trabalho artístico. O júri de premiação irá analisar para isso os trabalhos expostos, o portfólio dos artistas e o esboço do projeto a ser desenvolvido com a premiação. Nosso intuito é o de seguir fortalecendo o circuito, dando agora mais importância ao artista finalista, à exposição e ao desenvolvimento de projetos por parte dos artistas.

As obras e trajetórias dos 4 artistas finalistas aqui expostos – Berna Reale, Cabelo, Guerreiro do Divino Amor e Jaime Lauriano - são um retrato do momento artístico em que vivemos. São poéticas atravessadas pelas tensões sociais, pela violência, pela memória da exclusão e da resistência. Cada um dos quatro artistas transforma o material bruto do mundo em potência plástica, seja pela pulsação dos materiais (Cabelo), pela excitação das imagens (Guerreiro), pelo silencio abafado da dor (Berna), pela política da memória (Jaime).

Seja como for, é o impacto do presente em suas múltiplas intensidades que é trabalhado e transfigurado por estas obras. Mais uma vez a exposição dos finalistas do PIPA evidencia a qualidade da produção artística brasileira e o quanto ela é diversa e contundente. Através do conjunto de artistas finalistas desde 2010 não temos dúvida que um capítulo da história da arte contemporânea no Brasil neste começo de século XXI está sendo escrito.

Luiz Camillo Osorio

Curadoria

Luiz Camillo Osorio

Artistas

Berna Reale, Cabelo, Guerreiro do Divino Amor e Jaime Lauriano

Data de exibição

10/08/2019 - 29/09/2019

 Villa Aymoré - Ladeira da Glória, 26 - RJ 
terça - sábado | 13h - 18h 
galeriaaymore@gmail.com
Apoio:
landmark.png
Parceiros:

A Galeria Aymoré busca adaptar à soluções de exposição que não impactem o meio ambiente. Não produzimos material de distribuição e nosso design utiliza apenas papel reciclável.

Sugestões de como diminuir impacto ambiental são bem vindas.

Todos os cursos e produtos vendidos neste site são de responsabilidade da empresa Gabriela P Q Davies Exposições de arte, CNPJ 32.204.342/0001-10, Ladeira da Glória, 26.

Tempo de entrega variável.

  • Landmark
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon