Depois do fim; antes do começo

A coleção do instituto PIPA começou a ser formada através das obras dos artistas vencedores do prêmio PIPA em cada categoria – prêmio principal, voto popular e PIPA online.

Em seguida, começou-se a ampliar a coleção tendo em vista incentivar artistas alguma vez indicados ao prêmio cujas obras ou projetos a serem adquiridos e/ou comissionados mantenham relação com o conceito desenhado para a coleção: o deslocamento.

Vivemos uma época de transição. Isso se formos otimistas. Os modelos explicativos da realidade e as ideologias que nos empurravam para o futuro fizeram água. As palavras e as coisas desconectaram-se. Tendo em vista tratarem-se de artistas cuja trajetória começou a ganhar corpo no século 21, o nomadismo, as migrações, as indeterminações de gênero, as mutações genéticas, a obsolescência de coisas e pessoas e as afirmações e questionamentos identitários, tornaram-se a regra, ou seja, deslocamentos, intencionais ou forçados, no corpo, no tempo e no espaço, constituem múltiplas formas de vida, refletindo, naturalmente, nas poéticas contemporâneas.

Os artistas que aqui mostramos nessa primeira exposição falam à sua maneira disso tudo. Liberdade e exclusão caminham juntas. O gesto do artista busca energia criativa tanto isolando-se na natureza como dançando sobre o lixo. Ao mesmo tempo em que quer integrar-se, percebe a desolação a sua volta, tudo se desmanchando numa distopia cujo horizonte é uma passagem entre o que já foi e o que ainda não é. Pelo menos a arte insiste em abrir possibilidades, encarando as ruínas e buscando pensar/saltar além do abismo – ambiental, social, civilizatório – que está a nossa frente. Esta é a aposta ao formamos essa coleção e incentivarmos a produção contemporânea com o prêmio e o instituto PIPA.

Curadoria

Luiz Camillo Osorio

Artistas

Berna Reale, Cadu, Luciana Magno, Paulo Nazareth, Paulo Nimer Pjota e Rodrigo Braga

Data de exibição

07/03/2018 - 19/05/2018

 Villa Aymoré - Ladeira da Glória, 26 - RJ 
terça - sábado | 13h - 18h 
galeriaaymore@gmail.com
Apoio:
Parceiros:

A Galeria Aymoré busca adaptar à soluções de exposição que não impactem o meio ambiente. Não produzimos material de distribuição e nosso design utiliza apenas papel reciclável.

Sugestões de como diminuir impacto ambiental são bem vindas.

  • Landmark
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon